O campo do documentário interativo comporta toda uma diversidade de formatos que incorporaram novas tecnologias às narrativas não ficcionais: websites, aplicativos, realidade aumentada e virtual. Por trás das interfaces, as práticas de interação, participação e engajamento potencializam as possibilidades de colaboração e escuta. Novos sujeitos são incorporados ao processo criativo.
Ao longo do curso, os participantes poderão desenvolver um protótipo de documentário interativo. O processo de feitura será adaptado da metodologia de referência internacional do laboratório !FLAB (Interactive Factual Lab) e baseado em princípios de User Centered Design. Tudo será acompanhado e orientado por Felipe Carrelli e Felipe Varanda que, durante a residência, apresentarão as principais características desse tipo de documentário e uma série de referências. Contarão também sobre as diferentes etapas da realização, como desenvolvimento da ideia, roteiro, produção, gravação, edição e mixagem/trilha musical. A formação é voltada para artistas e realizadores.
22 e 29 de setembro e
6, 13, 20 e 27 de outubro
Quartas-feiras, das 18h às 20h (6 encontros de 2h cada)
Cronograma dos encontros
22/9 → Documentário e I-Docs
29/9 → Docs participativos e colaborativos
6/10 → Docugames (doc + jogos)
13/10 → Realidade Virtual
20/10 → Desenvolvendo um doc interativo
27/10 → Apresentação final dos trabalhos
Material necessário: computador com acesso à internet (algumas das referências de documentários interativos que serão abordadas não rodam bem em celular).